Desenvolvimento e Aplicação de Tecnologias Sociais
Porque todas as vidas são UMA...
“Em algum momento da vida, temos que olhar para nosso percurso. Mas não com um olhar nostálgico, ou julgando atos e omissões. Mas com o olhar mais objetivo possível, buscando o sentido daquilo que fizemos – ou deixamos de fazer. Esse momento não é medido pelo calendário nem pela expectativa, não é dado por nenhuma efeméride nem é uma resposta a qualquer pergunta que se faça. Simplesmente sabemos quando ele chega. E agora, ele chegou. INSTITUTO PORTO é o resumo de muitas ações, que se desenvolveram em trilhas muitos distintas. Porém, o que muitas vezes foi nomeado de “falta de foco”, hoje percebo que era simplesmente “ausência de fronteiras”. Não queremos o foco que limita e diminui. Não queremos o “lugar de fala” que empobrece os diálogos. Queremos a liberdade de agir, criando ambientes de encontro para que a criatividade fomente transformações através das TECNOLOGIAS SOCIAIS. Essa não é apenas a missão do Instituto Porto. É a missão que sempre norteou, mesmo sem eu saber, as ações de minha vida.” Ariane Porto (10/02/2023)
O enfrentamento das questões sociais contemporâneas não mais é privilégio de instituições e órgãos tradicionalmente responsáveis pelos diagnósticos e estratégias de ações. As políticas públicas são cada vez mais – ou deveriam ser – resultados de propostas originadas em bases comunitárias e movimentos sociais. Esse fato se deve não por decisão autocrática mas pela complexidade da estrutura social, que aponta, cada vez mais, para a necessidade de articulação dos elementos através dos princípios da auto-organização e da gestão compartilhada.
Historicamente, a mobilização social levou à diminuição das políticas públicas norteadas apenas por parâmetros econômicos e partidários e, gradativamente o terceiro setor assumiu serviços de caráter público, buscando a promoção do bem-estar social através de atividades majoritariamente voluntárias e sem fins lucrativos. Nesse contexto, questões sociais em todas as áreas - saúde, educação, meio ambiente, agricultura, segurança alimentar, mobilidade urbana, acessibilidade, direitos humanos, gênero – passaram a ser enfrentadas por ongs, mesmo que com recursos públicos ou com doações de empresas e grupos econômicos.
Contudo, o contexto atual aponta para um crescimento mundial das indústrias criativas, enquanto conjunto das atividades econômicas que utilizam a criatividade e habilidades de indivíduos e grupos como insumos primários. E é neste contexto que o INSTITUTO PORTO se insere, propiciando o desenvolvimento e aplicação de metodologias, técnicas e produtos destinados à busca de soluções de questões em todas as áreas, articulando a pesquisa produzida em diversos setores da sociedade, e estabelecendo ações que atendam diretamente as demandas sociais, tendo como elementos geradores dos diálogos polifônicos a Educação, Arte, Cultura e Comunicação Empática.
O Instituto Porto tem por objetivo geral promover diálogos criativos e transformadores entre os conhecimentos e saberes produzidos nos diversos segmentos sócio culturais, gerando ações práticas que levem a uma aplicação efetiva de processos. Os diálogos devem ser transversais e englobar órgãos governamentais, terceiro setor, comunidades e empresas, buscando soluções para questões gerais e específicas de uma sociedade multicultural – e que busca a transculturalidade - privilegiando a criatividade e a inovação artística, tecnológica e midiática. A Educação, em especial a EDUCOMUNICAÇÃO, são vetores de acesso à realidades e instrumentos de transformação das mesmas.
Em breve, conheça as ações do Instituto Porto!
Ações socioambientais com caiçaras do Projeto São Sebastião Tem Alma