Sobre o ECOCINE
- Idealizado por Ariane Porto com direção de Marcelo Gomes em parceria com o SESI. Pioneiro no Brasil ao abordar a intersecção entre meio ambiente e direitos humanos, o ECOCINE se mantém livre de grandes patrocinadores para preservar seu compromisso com a transformação através da liberdade de expressão. Se as assinaturas de chefes de Estado em documentos eloquentes não garantiram mudanças sustentáveis, talvez a união dos povos possa fazer a diferença. Contudo, essa união só é possível com respeito mútuo, que se constrói através do conhecimento e da consciência de que todos estamos juntos neste barco. Somos todos UM.
- Ao longo de mais de 30 anos de histórias, o ECOCINE reafirma seu papel como um espaço livre — e, quem sabe, libertário — onde a diversidade de vozes pode ecoar em uníssono, fazendo um apelo urgente por uma vida sustentável.
- O ECOCINE tem o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo através da Lei Paulo Gustavo. Para conhecer todos os membros do júri e os profissionais envolvidos no Festival Ecocine acesse o site www.ecocine.eco.br

Ecocine 2024 | 32 anos
Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos
ECOCINE 32 anos
- Premiação dos vencedores da edição 2024 com exibição de filmes, entrega Troféu Ecocine ABPEducom Jovem Educomunicador.
- Lançamento das comemorações dos 20 anos do Projeto Bem-te-vi 20 com exibição de curtas metragens.
- O Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos anuncia os filmes vencedores de sua 32ª edição, em cerimônia no dia 8 de dezembro, a partir das 19h, no Teatro Sérgio Cardoso.
- A novidade desta edição é a criação do TROFÉU BEM-TE-VI, Prêmio Ecocine ABPEducom Jovem Educomunicador.
Todos os filmes selecionados estão disponíveis gratuitamente na Tao Play. https://www.taoplay.com.br/app
O ECOCINE 2024, Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos realiza cerimônia de encerramento de sua 32ª Edição, no dia 8 de dezembro, a partir das 19h, no Teatro Sérgio Cardoso, com a entrega do TROFÉU ECOCINE 2024 para os vencedores nas categorias curta, média e longa-metragem, animação e videoclipe.
A novidade desta edição é a criação do TROFÉU BEM-TE-VI, Prêmio Ecocine ABPEducom Jovem Educomunicador.
O BEM-TE-VI é um projeto educomunicativo criado em 2005 pela cineasta Ariane Porto que já produziu mais de 130 filmes em animação, ficção e documentário com crianças e adolescentes dos 5 continentes. Desde 2020 vem sendo produzida uma série de audiovisuais com o tema “O conteúdo somos nós”, com crianças, adolescentes e jovens de diversas regiões do Brasil, sobre questões sócio ambientais.
A ABPEducom, associação fundada em 2011 que reúne profissionais e pesquisadores da educomunicação, se une ao ECOCINE para expandir as produções audiovisuais educomunicativas realizadas por organizações nacionais da sociedade civil.
Todos os filmes selecionados estão disponíveis gratuitamente na Tao Play, uma plataforma online de streaming, e foram exibidos em diversos eventos presenciais espalhados por várias cidades de São Paulo. As sessões tiveram o acompanhamento de palestrantes, rodas de conversa e oficinas, visando formar um público engajado nas questões de meio ambiente e direitos humanos, além de ampliar o conhecimento sobre os DESCA - Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais da ONU.


Ecocine 2023 | 31 anos
Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos
Ecocine 2022 | 30 anos
Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos

O que aconteceu no mundo nessas 4 décadas? Quais os avanços e retrocessos que vêm permitindo ou impedindo a realização dos sonhos de uma vida sustentável em um planeta acolhedor?
Pelas telas do ECOCINE passaram, nessas 3 décadas, muitas estórias de vitórias, derrotas, perdas, ganhos, tragédias, superações, denúncias, boas práticas... Estórias que recarregam o otimismo ou que nos fazem descrer das possibilidades de convivência harmônica entre as espécies, estórias para lembrar e outras que não conseguimos esquecer. Mas sempre estórias que têm um denominador comum: o amor pelo nosso planeta.
Se as assinaturas de chefes de estado em documentos construídos com belas palavras não conseguiram garantir mudanças de padrões capazes de sustentar a VIDA, talvez a união dos povos possa produzir esse efeito. Mas a união só pode ocorrer se existir o respeito pelo outro, e esse respeito vem através do conhecimento e da percepção de que estamos todos num mesmo barco. Somos todos UM. O ECOCINE, nesses 30 anos de estórias se coloca, mais uma vez, como um espaço livre – e quiçá libertário - onde a polifonia seja capaz de produzir, em uníssono, o chamado/apelo para uma vida sustentável já.
Quando o meio ambiente se tornou “produto” em mercados voltados para a construção de falsas imagens, o ECOCINE disse “não”. E optou em seguir seus caminhos, por vezes em pequenas estradas de chão batido, em vários recantos do Brasil e do exterior, desacompanhado dos grandes patrocinadores, mas sempre fiel ao seu propósito de transformar através da liberdade de expressão.
E é sempre com o sentimento renovado de orgulho pela sua história que o ECOCINE se apresenta e convida todas as vozes para o diálogo. Tem sido fácil? Não. Mas como diz o poeta “tudo vale a pena quando a alma não é pequena.”